domingo, 12 de abril de 2009

Mania de limpeza precisa de tratamento

Popularmente conhecida para se referir a pessoas que gostam de limpeza e organização, a mania de limpeza não é apenas um hábito, é uma doença e precisa de tratamento. A pessoa adquire um rigoroso ritual com medo de que alguma sujeira ou bactéria a contamine, passando a limpar os locais e a si própria de maneira repetitiva e descontrolada. O medo e a preocupação excessiva com a limpeza são tão intensos que se tornam obsessão.

Segundo a psicóloga Jaqueline Ribeiro os sintomas da mania costumam estar ligados à depressão e à ansiedade. “A mania de limpeza é um transtorno mental incluído entre os transtornos de ansiedade. Os sintomas envolvem compulsões, preocupações excessivas, pensamentos negativos, medo, desconforto, aflição e culpa”, afirma.

Andréa Costa conviveu dois anos com a doença até procurar tratamento: “A doença consumia todo meu tempo, atrapalhou minha rotina, meu trabalho e meus relacionamentos. Trouxe-me muito sofrimento. Eu não queria sair de casa, pois estava sempre preocupada em limpar, além de ter medo de sujar minhas roupas, meus pés e tocar na mão das pessoas”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário