segunda-feira, 30 de março de 2009

Funções do link

1. Vocês foram capazes de identificar todos os tipos citados? Citem exemplos.
Os veículos analisados foram a Folha de São Paulo e o portal G1. Os links da Folha quanto aos recursos de navegação são conjuntivos, em relação ao universo de abrangência são intratextuais, quanto ao tipo de informção tanto são editorial organizativos quanto narrativos, além de haver links de serviços e publicidade. Quanto ao tipo de informação, dentre os editorias narrativos, a Folha utiliza os links de acontecimento, detalhamento, exemplificação, complementação e memória. Quanto ao tipo de informação, há links de publicidade. O G1 tem links conjuntivos e vários disjuntivos que remetem o internauta aos sites jornalísticos da Rede Globo, como o Jornal Nacional e o Jornal das Dez. Quanto ao nível de abrangência o G1 tem tanto links intratextuais quanto intertextuais, nos quais é possível entrar em todos os sites que a Globo possui. Quanto ao tipo de informação, o portal tem links editoriais tanto organizativos quanto descritivos, também de serviços e publicitários. Dentre os links de editoriais narrativos, as matérias do G1 tem os de acontecimento, detalhamento, exemplificação, complementação e memória. Quanto aos links de serviço, o próprio portal informa as condições do trânsito - do Rio de Janeiro -, permite que se localize endereços e trace rotas, mostra a previsão do tempo de todo o país e envia newsletter para quem se cadastrar. Os links publicitários são externos de empresas anunciantes e também de produtos do mesmo grupo empresarial, sendo considerado então, links internos.

2. Quais os tipos mais encontrados de Links Editoriais Narrativos?
Na Folha de S. Paulo os links encontrados são os de acontecimento, complementação, memória e principalmente de exemplificação. No G1 há links de acontecimento, exemplificação, complementação e memória.

3. Quais os mais raros e inexistentes?
Tanto na Folha de S. Paulo quanto no G1 não há links de oposição.

4. Por que vocês acham que uns são mais comuns que outros?
Alguns são mais comuns porque explicam melhor o desdobramento dos fatos, mostram todas as notícias publicadas no site do mesmo assunto, fazendo com que internauta tenha uma visão mais global dos fatos. Os links publicitários também são bastante comuns pois geram lucro ao site.
5.Compare o uso de links nas duas publicações, qual delas faz melhor uso do hipertexto e por que?
O G1 utiliza melhor os links, pois eles vão ao site de maneira bastante organizada e a publicidade fica ao lado direito da página e apenas uma ao centro, sendo bem poucas. A Folha tem diversos tipos de publicidade, desde imóveis até dicas de jardinagem, ocupando em algumas matérias a metade da página, além de terem animações, atrapalhando a leitura.
6.Quanto aos links intertextuais:
a)Eles são frequentes? Busquem exemplos.
Não são muito frequentes. Na Folha só são encontrados nas propagandas e no G1, em propagandas e para ir aos sites da rede Globo.

b)Em que tipo de links são mais frequentes?
Nos de publicidade.

7.Os dois veículos usam links disjuntivos? Aponte exemplos.
Sim, em publicidade e o G1 usa os links disjuntivos para que os internautam visitem os sites da Globo.